quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Maus tratos contra idosos

O envelhecimento, em todo o mundo, está associado a melhores condições de vida, no entanto, em Salvador, pesquisas indicam alguns aspectos negativos, como o aumento da violência e maus tratos. O que torna a velhice uma preocupação relacionada à Saúde Pública e a violação dos Direitos Humanos. Em Salvador, no ano de 2012, foi contabilizado 1.218 idosos vítimas de agressões. Segundo a delegada titular da Delegacia do Idoso, Laura Argolo, o bairro de Cajazeiras ocupa o primeiro lugar do ranking de ocorrências, seguido de Fazenda Grande e São Caetano.

Um Olhar Sobre a Velhice




Delimitar velhice através de conceituações não é algo fácil, pois requer um conhecimento amplo de como os idosos estão inseridos no processo de construção social. A velhice, do ponto de vista biológico, é percebida como um desgaste natural das estruturas orgânicas que, com isso, passam por transformações com o progredir da idade, prevalecendo os processos degenerativo.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Estatuto do Idoso


Brastra.gif (4376 bytes)
Presidência da República
Casa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos
Mensagem de vetoVigênciaTexto compilado
Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.
        O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Exercício de cidadania e expropriação de autonomia



Por lei, aos idosos devem ser assegurados os meios para o pleno exercício da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à liberdade, ao respeito e à convivência familiar.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vídeo: Idosos, respeito é tudo!


Vídeo: policial espanca idoso em rua de Salvador


A situação do idoso em Salvador: direito adquirido ou querido?

No mundo inteiro, constata-se um número cada vez maior de idosos. A comparação com dados de décadas anteriores revela um crescimento expressivo no número de velhos. Esse fenômeno é relacionado a fatores diversos, como o aumento da expectativa de vida. Segundo Organização Mundial de Saúde, em países em desenvolvimento como o Brasil, onde são consideradas idosas as pessoas com mais de 60 anos, a expectativa de vida da em 2025 passará a ser de 74 anos. A Lei nº 10.741, de 01/10/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e a Lei nº 9.013, de 25/02/2004, que dispõe sobre a Política Estadual do Idoso também consideram idoso a pessoa maior de 60 (sessenta) anos de idade.