quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Maus tratos contra idosos

O envelhecimento, em todo o mundo, está associado a melhores condições de vida, no entanto, em Salvador, pesquisas indicam alguns aspectos negativos, como o aumento da violência e maus tratos. O que torna a velhice uma preocupação relacionada à Saúde Pública e a violação dos Direitos Humanos. Em Salvador, no ano de 2012, foi contabilizado 1.218 idosos vítimas de agressões. Segundo a delegada titular da Delegacia do Idoso, Laura Argolo, o bairro de Cajazeiras ocupa o primeiro lugar do ranking de ocorrências, seguido de Fazenda Grande e São Caetano.

A violência que resulta em morte ou fraturas são muitas vezes originadas por quedas devido à falta de cuidado e preocupação com o acesso facilitado dos idosos ou acidentes de trânsitos. As lesões também tem relação com os familiares ou cuidadores.

O perfil do agressor na maioria das vezes é o do filho homem independente financeiramente, depois as noras, genros e esposos. Quanto ao perfil das vítimas são idosas com idade acima de 70 anos, dependente financeiramente, fisicamente e psicologicamente.

Criado em outubro de 2013, o Estatuto do Idoso prevê direitos específicos para todos os idosos com 60 anos ou mais. A violência definida como agressão física ou psíquica tem uma pena variada entre dois meses a um ano, se houver lesão corporal essa pena vai de um ano a quatro anos, em caso de morte a pena aumenta para doze anos. Em Salvador, para denunciar qualquer ato de violência contra o idoso é disponibilizado um número telefônico e uma delegacia especializada, localizada nos Barris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário