quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Referências bibliográficas

BITTAR, Eduardo C. B. Ética, educação, cidadania e direitos humanos. São Paulo: Manole, 2003.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia; uma defesa das regras do jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986.

Considerações finais

Apesar de percebermos que no Brasil já existe um movimento e uma conscientização dos idosos em busca do respeito aos seus direitos e valores, em Salvador a realidade é bem diferente. Apenas uma minoria é esclarecida e consegue um envelhecimento ativo e independente, o restante é desrespeitado, explorado e excluído.

Acessibilidade nos bairros populares

Ao abordarmos a temática sobre da situação dos idosos em Salvador, não podemos subtrair um fator de extrema relevância, que é a questão da acessibilidade.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Formas de Inclusão

Projetos e cursos

Segundo a práxis filosófica socrática, somente através da educação o homem pode se tornar moralizado, desse modo, estimular os idosos a iniciarem e/ou continuarem os estudos é um importante passo para a plena cidadania e ética, em prol do envelhecimento saudável.

Através da educação, os idosos podem refletir sobre as questões do envelhecimento

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dura realidade

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania – Caoci, divulgou em 2003, que poucos asilos de idosos em Salvador oferecem condições de funcionamento. Quinze instituições asilares de longa permanência foram inspecionadas, sendo que apenas quatro, três delas com ressalvas, preencheram aos requisitos exigidos para a sua finalidade de atender aos idosos, no que diz respeito aos aspectos estruturais, higiênico-sanitários, de atenção à saúde e de lazer.